A unidade curricular enfermagem do idoso preconiza objetivos, conteúdos programáticos e estratégias metodológicas facilitadoras do processo de aprendizagem do estudante por forma a que este seja capaz de demonstrar conhecer os princípios norteadores do desenvolvimento de competências que visam a promoção, manutenção e recuperação da saúde da pessoa idosa, numa perspetiva multidimensional.
A enfermagem do idoso compreende o desenvolvimento do conhecimento quer em contexto gerontológico, quer em contexto geriátrico.
O envelhecimento humano é um processo natural caracterizado por alterações nas dimensões física, psicológica, social e espiritual. Estas são influenciadas pelo meio intrínseco e extrínseco ao próprio indivíduo. Assim, tanto a etapa velhice como o processo de envelhecimento são abordados e analisados em todas as perspetivas: desde o desenvolvimento cognitivo às modificação anátomo-fisiológicas, das modificações demográficas às respostas sociais e políticas, da família/elementos significativos ao ambiente,...
A evidência ao declarar que é necessário ter uma visão positiva do processo de envelhecimento para que estudantes de enfermagem se interessem por se dedicar à área da pessoa idosa, orienta-nos para uma perspetiva de envelhecimento bem-sucedido, demonstrando através dos resultados e achados de investigações esse caminho real e possível de envelhecer.
Também já se sabe que quando se integram conceitos positivos face ao processo de envelhecimento com maior facilidade se intervém junto da pessoa idosa com a intenção de lhe desencadear o aumento das suas capacidades para desenvolver comportamentos promotores e protetores de envelhecimento bem-sucedido, sendo este o resultado favorável percepcionado pelo indivíduo e a sua habilidade de responder ou se adaptar às mudanças cumulativas associadas à passagem do tempo enquanto experiencia o significado e sentido na vida.
Sabe-se igualmente que um ambiente pode capacitador e estimulante, proporciona um conjunto de experiências, que contribuem para uma vida com dignidade e qualidade.
Contudo, o facto de as pessoas viverem mais anos também tem feito sobressair os fenómenos doença, múltiplas doenças, dependências e incapacidades instalados no adulto idoso, bem como sucessivas hospitalizações e experiências em lares, em centros de convívio/de dia, pelo que as patologias com maior incidência e prevalência na pessoa idosa serão analisadas sempre na perspetiva de controlo e resposta humana às mesmas.
No final da unidade curricular de enfermagem no idoso, o estudante deverá ser capaz de demonstrar conhecer os princípios norteadores do desenvolvimento de competências que visam a promoção, manutenção e recuperação da saúde do idoso nas suas múltiplas dimensões.